Paimon na Cultura Pop

Demônios e seus simbolismos estão presentes de forma direta ou indireta desde o tempo das imagens sacras até hoje, na época da disseminação da informação facilitada e em alta velocidade, onde um conteúdo pode ser visto ou receber interações de milhões de pessoas.

A cultura pop utiliza com frequência dessas entidades para fixar o tom e ambientação de obras audiovisuais, principalmente em filmes e séries, usando seus significados já estabelecidos para contar histórias na modernidade líquida em que vivemos.

Nesse primeiro post da série vamos falar de Paimon, o 9º daemon da Goécia.

Hereditário

Quem já estudou o Ars Goetia consegue perceber elementos de Paimon jogados na tela de forma espetacular desde o primeiro segundo do filme Hereditário. Neste filme, todo o mistério se desenvolve em torno de um ritual que tem relação com este Rei do Inferno.

Aparição de Paimon no filme Herediário

No filme Hereditário, o selo de Paimon é adaptado para se adequar melhor ao roteiro. O Daemon também é associado a um Rei Mago da Bíblia.

O simbolismo de 4 elementos em seu selo (muito usado para Reis) é substituído pelo 3, que se torna o número de pessoas necessárias à sua evocação. No filme também é citada parte da Missa do Caos de Carroll, a famosa frase “ZAZAS” de Crowley (do 10º Aethyr).

Selo de Paimon adaptado para o filme

Além da licença poética, as adaptações do filme, bem como as informações dadas pela metade, parecem ter sido cuidadosamente escolhidas pelos roteiristas e pelo diretor para que o público geral não tente fazer os rituais em casa sem o estudo adequado.

Genshin Impact

Em Genshin Impact, Paimon é uma companheira de jornada que adora comida e se torna agradecida após ser salva do afogamento em um lago.

Pode ser observado o aspecto de ajudar em jornadas do dæmon Paimon, que na Goécia monta um camelo ou dromedário (animal com grande capacidade de estocar água e comida). Existe um aspecto interessante quanto ao lago e à água mostrados no jogo: Paimon é descrito nos diagramas de Robert Fludd como um Rei demoníaco do Oeste, de caráter aquático, que aparece montado em um monstro marinho.

Paimon em Genshin Impact. Aparência diferente mas com elementos e história em comum.

Aparentemente as duas formas (demônio da areia com camelo, demônio da água com monstro marinho) coexistiam no senso comum da época, e de fato nos grimórios é dito que Paimon consegue falar sobre coisas que estão sobre a terra e sobre a água. Paimon também é o nome de uma sineta ou címbalo usados em templos, o que lhe permite atuar na sinalização de momentos importantes.

League of Legends

Aziz ou Azizos, o deus das caravanas na mitologia Levantina, é representado como Azir, o imperador das areias, no jogo League of Legends (LoL). Este deus é mencionado na Palmíria como regente da estrela d’Alva, e na Síria acompanhado do deus Monimos.

Azir, no jogo League of Legends

Dentre as entidades que podem ter derivado de Aziz, podem ser mencionados Azazel, Uvall e Paimon (Paymon significa “juramento” ou “aliança” na língua persa). Uma das habilidades de Azir no jogo é a de convocar soldados da areia para lutar por ele atacando em seu lugar, aspecto observado em Paimon com seus mensageiros Labal e Abalim.

Boca do Inferno e digimon

Embora tenha pouca semelhança iconográfica, no filme Last Shift (Boca do Inferno) o daemon Paymon é mencionado como um ser maléfico que tenta se manifestar no mundo e gera suicídios em massa, assombrando uma delegacia macabra.

No anime Digimon, o ser Piedmon ou Piemon tem alguns elementos iconográficos ligeiramente relacionáveis a Paimon, principalmente sua roupa de gala e suas características demoníacas, além de ser o digimon usado por líderes do tipo dark, podendo representar as forças infernais como um todo.

Simbolismos e associações

Encontrou mais elementos nessas obras que podem ser associados com Paimon? Deixe seu comentário!

Estude simbolismos, contexto histórico e métodos de ritual com o Projeto Daemons. Conheça nosso Curso de Demonologia!

Deixe um comentário