ornamento de mandala

Zepar

Zephyr

Aparência

Zepar é um duque que comanda 26 legiões, aparecendo com um soldado de armadura e vestes vermelhas. Traz o amor das pessoas, e pode torná-las estéreis. Também pode mudar a forma física das pessoas para fazer com que as outras se sintam atraídas.

Análise

A entidade mais diretamente relacionada com Zepar é o deus grego Zéfiro. Este Deus possui vários mitos relacionados a si, e nestes mitos foi casado ou cortejou diversas pessoas de diferentes gêneros. Zéfiro representa o vento que vem do Oeste, de caráter suave e agradável. Sua contraparte romana é Favônio (aquele que favorece).

Em um dos mitos, Zéfiro se apaixona por um soldado espartano belo e atlético chamado Jacinto, porém descobre que este soldado também era cortejado por Apolo. Jacinto escolhe ficar com Apolo, o que deixa Zéfiro com ciúmes. Certa vez, Zéfiro encontrou Jacinto e Apolo praticando lançamento de disco, e com ciúmes lançou uma rajada de vento sobre os dois, fazendo com que o disco atingisse a cabeça de Jacinto e causasse sua morte. Com profundo arrependimento, Zéfiro criou uma flor vermelha a partir do sangue do soldado.

Observa-se profunda relação entre os mitos envolvendo Zéfiro e os poderes de Zepar. O fato de trazer o amor de pessoas, não importando seu gênero, pode ser associado à lenda de Jacinto, assim como o caráter de soldado que este Daemon absorveu, unindo então os dois personagens e suas características. Na lenda de Psiquê, Zéfiro também é o responsável por levá-la à morada de Eros, o que se relaciona a seus poderes. Outros aspectos relacionados a Zéfiro são a capacidade de tornar pessoas estéreis e mudar sua aparência, que podem ser facilmente relacionadas à homossexualidade e às transexualidades, coerentes com seu caráter sexual não normativo e sua apreciação pela fisionomia agradável.

Como já mencionado, a cor vermelha das vestes e a aparência de soldado também podem ser diretamente relacionadas ao espartano Jacinto e à flor de mesmo nome. Além disso, outros deuses dos ventos possuem características em comum com Zepar, principalmente aqueles de caráter agradável e não agressivo.

Selo de Zepar

círculo de goécia salomônica