Botis

Otis, Pothos

Reconciliação

Botis é um presidente e conde, que comanda 60 legiões e aparece na forma de uma víbora monstruosa, ou de um homem com chifres, dentes de víbora, e carregando uma espada. Também pode aparecer como um homem barbado com asas vermelhas. Fala sobre o passado e o futuro, e reconcilia amigos e inimigos.

Análise

As energias de Botis podem ser associadas à destruição e finalização, mas também à paixão. Em ambos os casos, há um aspecto de dispersão e catabolismo, em contraposição à cristalização e manutenção que estão incluídas na criação (complementar à finalização) e no amor (complementar à paixão).

O gigante mitológico Otis foi criado por Gaia para destruir o Olimpo, na Gigantomaquia. Ele e seu irmão Ephialtes planejavam alcançar a morada dos deuses empilhando três montanhas, uma acima da outra. Pothos, por outro lado, é um deus da Paixão, afinidade que surge de forma mais passageira do que o amor. Da mesma forma, Botis pode reconciliar amigos e inimigos – de forma momentânea.

O anjo Laviah tem o poder de balancear esta energia controlando aqueles que querem destuir os deuses (como Otis). Também protege contra inclinações exageradamente egoístas, tristeza e angústia. Pode apresentar revelações, principalmente em sonhos, analogamente a Botis, que fala sobre o passado, o presente e o futuro.

As serpentes mitológicas estão presentes em várias culturas, e geralmente possuem aspectos análogos aos de Botis. Na cultura dos nativos americanos, por exemplo, há uma serpente com chifres (chamada Uktena, na cultura Cherokee) que personifica aspectos primais da Terra e luta contra os deuses-pássaro. Alguns estudiosos afirmam que estas lendas foram inspiradas pelos fósseis de antigos répteis que podem ter sido encontrados pelos povos nativos.

Selo de Botis

Resumo
Nome Botis
Outros nomes Otis, Pothos
Elementos Reconciliação
Significado Coruja
Hierarquia Presidente, Conde
Legiões 60
Aparência Aparece como uma víbora, e se transforma em um homem com dentes grandes, chifres e uma espada.
Poderes Falar sobre o passado e o futuro, conceder reconciliação.
Gematria Em idioma moderno: 2+50+100+9+90=251=8
Letra hebraica Heth
Tarot Morte, Julgamento
Sephiroth Tiphareth
Astrologia Plutão (Finalização, Morte)
Anjo Laviah
Entidade Otis (gigante grego)
Outros Pothos (deus grego da paixão), Hades, Plutão, Yama, Jörmungand, Kundalini, Outras serpentes lendárias