ornamento de mandala

Vassago

Vasago, Usagoo

Divinação, Profecia

Vassago é um príncipe que aparece na forma de um belo homem montado em um crocodilo, com um falcão em seu punho. Tendo boa natureza, possui o poder de declarar coisas passadas ou futuras, e descobrir coisas escondidas ou perdidas. Comanda 26 legiões de espíritos.

Análise

O simbolismo da imagem de Vassago montada em um crocodilo e com um falcão nas mãos mostra seu poder de conhecer as coisas e ver além do alcance (o falcão, animal que observa o mundo das alturas, com voo célere e botes ágeis sobre as presas na terra), resolver problemas de maneira rápida, controlar as paixões e tensões provocadas pela insegurança, dúvida e preocupação.

Sobre o crocodilo, Vassago comanda o animal passional, limitando o lado irracional daqueles que recorrem a este. O crocodilo também representa a aniquilação e a morte definitiva, por conta disso este espítito é convocado para destruir reputações. Acreditava-se que o crocodilo era capaz de destruir seres em todos os planos, obliterando almas, e possuindo inclusive a capacidade de devorar o ritmo do tempo para que este não passasse (alegoria utilizada em Peter Pan, por exemplo).

O termo “”Usagoo”” é traduzido em Somali para “”nós””, e embora esta associação não aparente ser proposital, é análoga às aparições de vários demônios descritos em contos e relatos ao longo da História, aparecendo sempre junto às suas legiões de espíritos e se referindo a si próprios sempre no plural.

A deusa Asteca Cipactli pode ser associada a Vassago devido a seu caráter de iniciadora da viagem ao mundo espiritual, e de controle sobre as águas primordiais. Diz-se inclusive que esta deusa auxiliou na criação do calendário Asteca, e assim se tornou o primeiro signo. Em outras versões da lenda, Cipactli era um monstro intermediário entre peixe e sapo, que possuía uma boca faminta em cada uma de suas juntas. As divindades Tezcatlipoca e Quetzalcoatl teriam conseguido vencer o monstro após o primeiro sacrificar um de seus pés, e a partir do corpo de Cipactli criaram a Terra.

Selo de Vassago

círculo de goécia salomônica