Ipos

Sabedoria, Carisma

Ipos é um conde e príncipe que comanda 36 legiões de espíritos. Pode aparecer na forma de um anjo com cabeça de leão, pés de ganso e cauda de lebre, ou como um leão com cabeça de abutre. Seus poderes são relacionados à sabedoria, em qualquer momento no tempo, conferindo também carisma, espirituosidade e audacidade.

Daemon Ipos

Análise

O abutre era relacionado à realeza e à sabedoria no Egito, profetizando o nascimento de reis e tendo sido adotado como símbolo do Alto Egito durante a Era de Gêmeos (quando o Egito era governado por dois reis). A Deusa Nekhbet era representante deste aspecto.

O poder do abutre tem caráter dual: representa a morte, por comer carcaças de animais, porém também representa a vida e o renascimento, transformando esta carne em vida nova. Um exemplo de representação do abutre relacionado a estas características é apresentado no mito de prometeu, cujo fígado era comido por este animal e regenerado todos os dias.

A gematria 11 reduzindo-se para 2 confirma este caráter dual, tanto em relação à sabedoria nos planos, físico e espiritual (11), quanto à dualidade vida/morte (2). A sabedoria é representada pelas Sephirot Daath (sabedoria oculta) e Chokmah (sabedoria no plano físico), e o caráter de morte e renascimento pela carta Julgamento do tarot.

O simbolismo egípcio do anel Shen – morte e renascimento – também pode ser relacionado a Ipos, e o abutre é muitas vezes representado carregando este símbolo em suas garras.

Resumo

Número22
NomeIpos
Outros nomesAiperos, Ayperos, Ayporos, Ipes
ElementosSabedoria, Carisma
SignificadoHipo, “inferior”
HierarquiaPríncipe/Conde
Legiões36
AparênciaUm anjo com cabeça de leão, pés de ganso e cauda de lebre. Alternativamente, um leão com dorso e cabeça de abutre.
PoderesConfere sabedoria sobre qualquer momento no tempo, espirituosidade e audacidade
IsopsefiaEm idioma moderno, 9+60+50+9=209=11=2
Tarot5 de copas
AstrologiaJúpiter em Câncer
Decanato0°-10° Escorpião (dia)
Mul.ApinUR.GU.LA / Leão
AnjoYeiayel
EntidadeNekhbet (Deusa do Alto Egito)
OutrosAnúbis, Éton (abutre que comeu o fígado de Prometeu), Kukulcán (Deus Maia que aparecia como abutre em sua forma relacionada ao Ar)

Selo de Ipos

Sigilo de Aiperos, Ayperos, Ayporos, Ipes