Ipos

Aiperos, Ayperos, Ayporos, Ipes

Sabedoria, Carisma

Ipos é um conde e príncipe que comanda 36 legiões de espíritos. Pode aparecer na forma de um anjo com cabeça de leão, pés de ganso e cauda de lebre, ou como um leão com cabeça de abutre. Seus poderes são relacionados à sabedoria, em qualquer momento no tempo, conferindo também carisma, espirituosidade e audacidade.

Análise

O abutre era relacionado à realeza e à sabedoria no Egito, profetizando o nascimento de reis e tendo sido adotado como símbolo do Alto Egito durante a Era de Gêmeos (quando o Egito era governado por dois reis). A Deusa Nekhebet era representante deste aspecto.

O poder do abutre tem caráter dual: representa a morte, por comer carcaças de animais, porém também representa a vida e o renascimento, transformando esta carne em vida nova. Um exemplo de representação do abutre relacionado a estas características é apresentado no mito de prometeu, cujo fígado era comido por este animal e regenerado todos os dias.

A gematria 11 reduzindo-se para 2 confirma este caráter dual, tanto em relação à sabedoria nos planos, físico e espiritual (11), quanto à dualidade vida/morte (2).

A sabedoria é representada pelas Sephirot Daath (sabedoria oculta) e Chokmah (sabedoria no plano físico), e o caráter de morte e renascimento pela carta Julgamento do tarot. O simbolismo egípcio do anel Shen – morte e renascimento – também pode ser relacionado a Ipos, e o abutre é muitas vezes representado carregando este símbolo em suas garras.

Selo de Ipos

Resumo
Nome Ipos
Outros nomes Aiperos, Ayperos, Ayporos, Ipes
Elementos Sabedoria, Carisma
Significado Inferior
Hierarquia Príncipe/Conde
Legiões 36
Aparência Aparece como um anjo, com cabeça de leão, pés de ganso e cauda de lebre. Alternativamente, como um leão com dorso e cabeça de abutre.
Poderes Confere sabedoria sobre qualquer momento no tempo, espirituosidade e audacidade
Gematria Em idioma moderno: 9+60+50+9=209=11=2
Letra hebraica Kaph, Beth
Tarot Julgamento
Sephiroth Daath, Chokmah
Astrologia Saturno (sabedoria), Plutão (morte), Sol (realeza)
Anjo Yeiayel
Entidade Nekhebet (Deusa do Alto Egito)
Outros Thoth (Deus egípcio com cabeça de Íbis), Éton (abutre que comeu o fígado de Prometeu), Kukulcán (Deus Maia que aparecia como abutre em sua forma relacionada ao Ar)