Gusion

Forças primais, destino, evolução

Gusion é um duque que comanda 40 legiões e aparece na forma de um xenófilo, criatura com aparência alienígena, por vezes comparada aos “homens cinza” da ufologia (em sua forma mais evoluída), ou então com a criatura híbrida que aparece na Roda da Fortuna do tarot, com características de mamífero, réptil e ave (em sua forma mais visceral). Fala sobre o passado, o presente e o futuro, e responde questões de forma dura e direta. Também concilia e reconcilia amizades, e doa honrarias e dignidade.

Daemon Gusion

Análise

Tifão é um gigante da mitologia grega que representa as forças primais, em particular os ventos fortes e tufões. No Egito, o gigante Seb é seu análogo, e representa as secas do Nilo, causando a destruição das plantações.

Suas características são muito variadas, possuindo asas de grifo, pernas e/ou braços de serpente, cabeças de um ou mais animais, e ainda cuspindo fogo. De modo geral, as forças primais são representadas no mito de Tifão por meio dos animais correspondentes, e Gusion atua como conhecedor e manipulador de todas elas.

Por outro aspecto, Gusion está ligado à inevitabilidade, à sorte, possuindo similaridades com o animal por vezes representado na Roda da Fortuna do tarot. Assim como as forças primais, não possui conceito de moralidade, apenas entrega o que é necessário.

Representa o destino inevitável, a vontade oculta manifestada na Séfira Daath, e não a vontade consciente.

Em um terceiro aspecto, Gusion está ligado à evolução para uma nova dimensão. Trata-se da Besta que encerra em si todos os princípios primais na forma mais bruta, e somente por meio da qual pode haver a geração de um novo universo.

Por isso, embora tenha aspectos animalescos, estes já foram controlados, e o daemon reaparece para cumprir a verdadeira vontade do magista.

Resumo

Número11
NomeGusion
Outros nomesGusoyn, Gusayn, Cason, Gazon, Gorsay, Gorsin
ElementosForças primais, destino, evolução
SignificadoGula, “o grandioso”; Gasam, “o artesão”
HierarquiaDuque
Legiões40
AparênciaAparece na forma de um “xenófilo” (extraterrestre que mistura características de vários animais).
PoderesFala sobre o passado, o presente e o futuro, concilia e reconcilia amizades
IsopsefiaEm idioma moderno, 7+200+90+9+50+40=396=18=9
Tarot3 de copas
AstrologiaVênus em Touro
Decanato10°-20° Câncer (dia)
Mul.ApinGU.LA; NUN.ki / Aquário
AnjoLauviah
EntidadeTifão
OutrosSeb (gigante egípcio), Thoth como babuíno, Tiamat, Quimeras, Animal híbrido da roda da fortuna, São Cristóvão em sua forma Cinocéfala

Selo de Gusion

Selo do Daemon Gusion