Eligos

Guerra

Eligos é um duque que governa 60 legiões. Aparece como um cavaleiro ou pequeno demônio carregando uma espada, um estandarte e uma cobra. Também descrito como um cavaleiro montando um cavalo esquelético, e ligado à Necromancia. Descobre segredos, fala sobre o futuro e sobre guerras, causa o amor dos senhores e das pessoas poderosas. Associado ao sucesso financeiro e jurídico.

Daemon Eligos

Análise

Eligos possui características em comum com o quarto cavaleiro do Apocalipse, Morte, descrito pelo apóstolo João.

A resolução da guerra e de contendas jurídicas são coerentes com a questão da morte enquanto finalização.

Em algumas descrições, carrega uma serpente, símbolo da transcendência e da Kundalini que sobe pela árvore da vida. Quanto à gematria em idioma moderno, 181 une o poder do indivíduo (1) à perfeição (8, vindo logo após o 7). Somados, resultam em 10, que se reduz a 1. Logo, este daemon cobre finalização de todos os aspectos. O 8 em si é a Justiça no Tarot, e 1 o poder do Mago que toma iniciativa para efetivá-la. No número 10, a Roda da Fortuna lembra ao magista que ele pode virar o jogo, virando a sorte ao seu favor e finalizando o que desejar (guerras, projetos financeiros, julgamentos).

Na Cabala, Eligos representa a descida pela árvore através do pilar da severidade, de Kether a Malkuth. Seu poder bélico, associado ao planeta Marte, permite correlação com o deus romano da guerra, assim como sua contraparte grega Ares.

Neste sentido, também possuem relação com essa energia São Jorge, como o matador do dragão (que retorna com Eligos, dominado em suas mãos, na forma de serpente), e por conseguinte Ogum, o Orixá da Guerra.

Resumo

Número15
NomeEligos
Outros nomesAbigor, Eligor, Alugor
ElementosGuerra
SignificadoEligo, “selecionar”
HierarquiaDuque
Legiões60
AparênciaUm cavaleiro com uma lança em uma mão e uma serpente ou um estandarte na outra. Também descrito como um fantasma montando um cavalo esquelético.
PoderesRevelar segredos e falar sobre o futuro. Fornecer táticas de guerra e conquistar o amor dos senhores
IsopsefiaEm idioma moderno, 5+20+9+7+50+90=181=10=1
Tarot7 de paus
AstrologiaVênus em Gêmeos
Decanato20°-30° Leão (dia)
Mul.ApinASH-I KU / Pegasus
AnjoHariel
EntidadeO quarto cavaleiro do Apocalipse, Morte
OutrosSão Jorge, Ogum, Lord Krishna enquanto cavaleiro de Arjuna

Selo de Eligos

Sigilo de Abigor, Eligor, Alugor