Baal

Bael, Baal’Zebuth

Tempestade, Fecundidade

Baal é um rei que comanda o Leste. Ele faz com que os homens se tornem invisíveis concede fertilidade, e comanda 66 legiões de espíritos infernais. Baal aparece em diversas formas, como um gato, um sapo, um homem, ou como uma aranha contendo três cabeças (de gato, de sapo e de homem com uma coroa). Ele fala de forma apressada.

Análise

Os elementos relacionados a Baal indicam, de forma geral, que este daemon auxilia na jornada do magista entre os mundos. A simbologia do gato baseia-se em estar presente em todas as esferas físicas e divinas, que somam 9 mundos, segundo os egípcios, dos quais 7 são reinos espirituais. Por isso diz-se que os gatos têm 9 ou 7 vidas. O sapo está relacionado à adaptação tanto ao ambiente aquático (águas primordiais ou éter) quanto ao terrestre (mundo físico ou material). A aranha, por sua vez, conhece os fios da teia dos destinos, e consegue andar por eles com maestria. Já a cabeça humana funciona para direcionar e comandar as outras duas, assim como o corpo.

Baal é descrito na Bíblia como um falso deus adorado pelos inimigos de Israel (1 Reis 18), tendo seus seguidores mortos por Elias após demonstração de poder por meio de um milagre. Sendo também chamado de Adade e Moloch nas antigas culturas do Oriente Médio, o deus Baal era tido como uma das principais divindades de seu panteão. Possuía poderes relacionados aos raios, que utilizou para derrotar seu inimigo Zebuth, absorvendo suas características e tornando-se então Baal’Zebuth (Belzebu).

Devido ao fato de ser portador da luz e trazê-la aos humanos, é equiparável a Lúcifer. Enquanto primeiro daemon e guardião da passagem entre os mundos, pode também ser relacionado a Exu, o orixá que faz a comunicação entre os humanos e os outros orixás. O anjo Vehuiah possui muitas das características de Baal, por ser relacionado aos inícios e por ser representado pelas letras hebraicas Vav, He, Vav – os dois chifres do deus Baal, separados pela mão que abre a porta. Baal e Vehuiah preparam o início da subida ou da descida pela árvore da vida.

Selo de Baal

Resumo
Nome Baal
Outros nomes Bael, Baal’Zebuth
Elementos Tempestade, Fecundidade
Significado Senhor, Lord, Esposo
Hierarquia Rei do Leste
Legiões 66
Aparência Possui três cabeças, uma de gato, uma de sapo e outra de homem com uma coroa, sobre o corpo de uma aranha. Fala apressadamente.
Poderes Invisibilidade
Gematria Idiomas modernos, 2+1+1+20=24=6; Em hebraico, 2+1+30=33=6; Alternativa em hebraico 2+70+30=102=3
Letra hebraica Lamed, Vav
Tarot Enforcado, Imperatriz, Enamorados
Sephiroth Kether-(Daath)-Malkuth
Astrologia Sol (Leste, luminosidade que vence as trevas); Marte (divindade beligerante, arquetípo masculino sagrado)
Anjo Vehuiah
Entidade Baal Hammon
Outros Adade, Belzebu, Moloch, Lúcifer, Exu