ornamento de mandala

Astaroth

Astarte

História, Divinação

Astaroth é um poderoso duque que comanda 40 legiões de espíritos. Aparece como um belo anjo montado em uma criatura infernal na forma de dragão, carregando uma víbora em sua mão. Pode também aparecer como uma bela mulher, ou uma aranha. Fornece respostas verdadeiras para assuntos do passado, presente e futuro, e pode descobrir segredos. Pode falar sobre como os espíritos caíram, e como ele próprio teve sua queda, além de tornar os homens muito sábios em todas as ciências liberais.

Análise

As diversas deusas ligadas às estrelas foram demonizadas por culturas que acreditavam que todos os conhecimentos sobre o destino deveriam vir do Deus único. Neste sentido, Astaroth parece ser uma síntese de diversas Deusas das estrelas, que podiam prever e tecer os destinos, e perderam seu culto ao serem sobrepujadas pelo poder sacerdotal dominante.

Além das deusas, possui relacão com a humana Aracne. Ela uma mulher muito talentosa na mitologia grega que se envolveu em uma competição de tecelagem com Atena. Ao tecer em suas tapeçarias as maldades dos deuses para com os homens, despertou a ira da deusa, que a transformou em aranha para que ela tecesse para os deuses.

Selo de Astaroth

círculo de goécia salomônica