Shax


Shax

Esquecimento

Shax é um Marquês que comanda 30 legiões de espíritos. Aparece como uma pomba selvagem que fala com voz rouca. Ele pode retirar a capacidade de ouvir e de pensar de qualquer homem ou mulher, e roubar dinheiro da casa de Reis, levando-o para onde for comandado. Deve estar dentro do triângulo para que não engane o magista. Também pode descobrir coisas escondidas e que não estejam guardadas por espíritos malignos. Fornece bons familiares.


Análise

A constelação de Órion era representada na Suméria pelo caçador Sahu, associável ao deus egípcio Sah, marido da deusa Sopdet (Sírius). Era para lá que os reis iriam quando morressem, e posteriormente Sah foi associado a Osíris como Deus do Submundo.

Há também associação com Damu, deus da vegetação nova, chamado de Dumu, “a criança”, por vezes representado como porco (“sahu”), e posteriormente sincretizado com Dumuzi ou Tamuz.

Outra semelhança interessante é o compartilhamento com Thoth de aspectos de lábia e de acesso (ou bloqueio) ao conhecimento, incluindo também semelhança fonética.

Resumo

Número44
NomeShax
Outros nomesScox, Chax, Shaz, Shass
ElementosEsquecimento
SignificadoShah, “o porco”; Schaz, “tesouro”
HierarquiaMarquês
Legiões30
AparênciaUma grande pomba de fogo, falando com voz potente
PoderesEsvair o entendimento e a inteligência, entrar em recintos fechados, conceder cavalos, revelar coisas ocultas, conceder familiares
IsopsefiaEm idioma moderno, 90+8+1+300=399=21=3
Tarot9 de espadas
AstrologiaVênus em Escorpião
Decanato10°-20° Gêmeos (noite)
Mul.ApinSHAH / xDra
AnjoYelahiah
EntidadeSah
OutrosThoth, Damu deus da cura, Espírito Santo, Rio Estige (Styx); Shisha (pai de escribas do Rei Salomão, na bíblia)

Selo de Shax