Andrealphus

Mensuração

Andrealphus é um grande marquês que comanda 30 legiões de espíritos. Aparece como um pavão fazendo muito barulho, e depois se torna humano. Pode ensinar geometria e conhecimentos relacionados à medição, além de astronomia, tornando os homens muito sábios e sutis nestas ciências.


Análise

Andrealphus aparece na forma de um pavão, e está relacionado à onisciência devido aos mil olhos em sua cauda. Em Paradise Lost, é descrito como o estilista do diabo.

Provavelmente, foi baseado em Melek Taus, um anjo que segundo a cultura Iázidi ajudou a criar o mundo a partir do ovo cósmico, comanda os outros anjos primais, e se manifesta como um pavão.

Durante a criação do mundo, foi dada a este anjo a escolha de se curvar ou não aos humanos. Melek Taus decidiu não se curvar, por isso estende sua cauda mostrando superioridade ao ver humanos de maior estatura (reação comum dos pavões).

Este animal está relacionado ao poder de onisciência, vendo tudo com os olhos presentes em sua cauda, característica associada aos deuses solares e aos deuses celestes ao longo da história. Odin observava todos os nove mundos do topo da Yggdrasil, Helios e Apolo observavam a Terra de sua carruagem solar, Zeus, de seu trono, observava a Guerra de Tróia e também teria visto e ignorado o rapto de sua filha Perséfone pelo Deus Hades.

O pavão também é um dos animais familiares de Krishna, simbolizando sua onisciência, e a montaria de Skanda, filho de Shiva e Parvati e de Saraswati, consorte de Brahma e deusa da sabedoria, podendo ainda ser associado à ilusão de Maya. O Pavão carrega em si as características de nobreza, glória e orgulho.

A criatura também tem a si atribuída a imunidade aos venenos, e acredita-se que as cores brilhantes de sua cauda são resultado das toxinas consumidas pela ave. Como possibilita compreender o cosmos e suas medidas, assim como o movimento dos planetas e o significado oculto das formas, este daemon está relacionado à onisciência, permeando por todo o campo etérico e obtendo conhecimento sobre qualquer parte do universo, podendo seus olhos conhecer cada pequena parcela do macrocosmos.

Resumo

Número65
NomeAndrealphus
Outros nomesAndrealfos, Adrammelech
ElementosMensuração
SignificadoAndra + Alpha ou Andra + Melech, rei dos homens, deus da Samaria
HierarquiaMarquês do Leste
Legiões30
AparênciaAparece na forma de um pavão, fazendo mujito barulho, tomando posteriormente a forma humana.
PoderesTransformar homens em pássaros, ensinar geometria, mensuração e astronomia
IsopsefiaEm idioma moderno, 1+40+4+80+5+1+20+60+8+200+90=509=14=5
Tarot3 de ouros
AstrologiaLua em Aquário
Decanato10°-20° Capricórnio (noite)
Mul.ApinDAR.LUGAL / Lepus
AnjoDamabiah
EntidadeMelek Taus, Anjo-pavão dos Iázidis, demonizado no Islã como Iblis
OutrosDeus Adramelech, Argos Panoptes (gigante grego), Indra (deus hindu), Estrela Alpha Pavonis, Constelação do Pavão, Heimdall (deus nórdico), Quetzalcoatl (deus asteca), Oxumarê (orixá), Kerpimanha (deusa indígena)

Selo de Andrealphus